Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19 pode levar a "níveis inéditos de vigilância da sociedade"

Especialistas provenientes de 25 países europeus alertam para uso de apps que coloquem em causa privacidade para seguir evolução da doença e infetados.

Covid-19 pode levar a "níveis inéditos de vigilância da sociedade"

Há cada vez mais países da União Europeia a defender a necessidade de utilização de apps de dispositivos móveis para seguir a evolução da Covid-19, o que permitiria combater a doença mais eficazmente e levantar algumas das restrições a comércios e viagens. Porém, há também um conjunto cada vez que aponta para os riscos que a proposta pode ter para as liberdades individuais e como poderá subverter a privacidade.

Conta a Reuters que um conjunto de cientistas e investigadores provenientes de mais de 25 países partilhou uma carta aberta esta segunda-feira, dia 20, a apelar aos governos europeus para não abusarem deste tipo de tecnologia. “Estamos preocupados que algumas das ‘soluções’ para a crise possam resultar em sistemas que permitam uma vigilância de níveis sem precedentes da sociedade”, pode ler-se na carta obtida pela publicação, com mais de 300 assinaturas.

Ainda que a adoção destas apps seja descrita como voluntária e que seja garantido que todos os dados obtidos fossem apagados posteriormente, há quem duvide que a situação se ficaria por aqui com a justificação de que seriam usados para conter futuras pandemias.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório