Mais de 10% dos internautas europeus foi vítima de fraude
Um estudo do European Consumer Centre Network (ECC-Net), hoje divulgado pela Comissão Europeia, revela que 12% dos internautas que fizeram compras online no ano passado foi vítima de fraude, designadamente relacionados com sites falsos.

© DR

Tech 2012
No ano passado, de acordo com um relatório divulgado pela Comissão Europeia, 12% dos internautas europeus que fez compras online foi vítima de fraude e 8% viu a própria identidade roubada.
O estudo do European Consumer Centre Network (ECC-Net) analisou as fraudes que os internautas enfrentaram no ano passado e tenta, sobretudo, ajudar estes consumidores a evitarem que tal suceda no futuro.
“As compras online estão a disparar, uma vez que, os consumidores tiram vantagem de um único mercado digital. No entanto, o risco de fraude está igualmente a aumentar. O relatório da ECC é um lembrete oportuno para a necessidade de que os consumidores façam compras inteligentes e evitem as armadilhas dos fraudadores”, afirma o comissário para a política do consumo da União Europeia, Neven Mimica.
A fraude mais comum, segundo 70% dos inquiridos, foram embustes com sites falsos que exigiam uma transferência bancária mas que nunca entregavam os produtos “oferecidos”. A segunda mais referida (45%), envolve carros em segunda mão vendidos online, seguida da venda de produtos e bilhetes falsificados.
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários