Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Mudança nas pesquisas do Google está a gerar críticas

Está mais difícil distinguir entre anúncios e resultados de pesquisa.

Mudança nas pesquisas do Google está a gerar críticas

O Google é o motor de busca mais usado do mundo e ajuda a tecnológica de Mountain View a obter grande parte das suas receitas anuais por via de anúncios exibidos. Pois bem, parece que a Google está interessada em aumentar estas receitas e lançou na semana passada uma pequena mudança.

Antigamente os anúncios eram assinalados como tal através de um pequeno ‘crachá’ verde, o qual indicava aos internautas e utilizadores do Google que estavam perante um anúncio. Com a nova mudança este ‘crachá’ deixa de existir e os anúncios ficam mais difíceis de distinguir entre os restantes resultados.

Desta forma é tão (ou até mesmo mais) provável que um utilizador carregue num anúncio em vez de um resultado de pesquisa orgânico. Porém, enquanto o orgânico é exibido porque reúne as condições necessárias para tal - e, portanto, pode ser mais útil ao apresentar a informação procurada - o anúncio pode não ser tão relevante para a pesquisa porque a sua exibição depende apenas de um pagamento.

A mudança não está a ser vista da melhor forma pelos internautas. “Diria que agora não há uma distinção visual entre anúncios e resultados”, apontou o editor do The Guardian, Alex Hearn, de acordo com o Business Insider. “É difícil escapar à conclusão que deve ser difícil distinguir onde acabam os anúncios”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório