Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Estrela age de “forma estranha”. Cientistas dizem que pode explodir

Betelgeuse era a nona estrela mais brilhante, mas desceu agora para o 23.º lugar.

Estrela age de “forma estranha”. Cientistas dizem que pode explodir
Notícias ao Minuto

14:06 - 27/12/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Estrela

A supergigante estrela Betelgeuse tem agido de uma forma “estranha” ultimamente e os cientistas da Universidade de Villanova, na Pensilvânia, nos EUA, acham que ela pode estar prestes a explodir.

Conta a CNN que a estrela vermelha está a escurecer e que, por isso, os cientistas desconfiam que esta possa explodir. Contudo, os astrónomos avançam com outra possibilidade. Betelgeuse pode estar apenas a passar por “uma fase”.

Ao site britânico, Ed Guidan, professor de astronomia do estabelecimento de ensino superior norte-americano, disse que a estrela “está a diminuir desde outubro” e que agora está cerca de 2,5 mais desvanecida do que o normal, ou seja, Betelgeuse, que era a nova estrela mais brilhante do céu, ocupa agora o 23.º lugar.

Ed Guidan e a sua equipa estudam Betelgeuse “continuamente desde 1980”. No último meio século, a estrela nunca diminuiu de forma tão agressiva e “isso pode significar que estamos à beira de algo extraordinário”.

Recorde-se que a Betelgeuse pertence à constelação Orion, um dos desenhos mais conhecidos do céu noturno, visível a partir de qualquer parte do mundo.

Fica a 770 anos-luz da Terra e pode ser considerada uma estrela vizinha da nossa galáxia. Tem cerca de nove milhões de anos e 20 vezes a massa do Sol. É uma estrela variável, podendo escurecer e clarear com alguma frequência, mas não de uma forma tão drástica como agora.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório