Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

WWDC. Tudo o que foi anunciado no segundo maior evento do ano da Apple

Nenhum sistema operativo foi deixado de fora.

Notícias ao Minuto

08:17 - 04/06/19 por Miguel Patinha Dias

Tech iOS

Ao contrário do que acontece no evento de setembro em que a Apple costuma apresentar novos iPhones e outros equipamentos, o WWDC surge como uma oportunidade para a ‘Empresa da Maçã’ mostrar as principais novidades das próximas grandes atualizações para os seus sistemas operativos. A Apple não deixou o prometido por cumprir e deu aos seus clientes bons motivos para ficarem entusiasmados na apresentação desta segunda-feira, dia 3.

Praticamente nenhum sistema operativo e dispositivo foi deixado de fora. Nem o iPad, que teve direito ao seu próprio sistema operativo em vez de ser visto como um dispositivo secundário englobado pelo iOS. O novo sistema operativo da Apple dá pelo nome de ipadOS e tem como objetivo tornar o tablet da Apple mais produtivo, oferecendo novas formas de interagir com o ecrã ou de organizar os ficheiros.

Apesar disto, o iOS 13 continuou a ser a grande ‘estrela’ da apresentação (ironicamente) um dos focos foi precisamente o tema escuro, que aplicará uma tonalidade mais escura ideal para deixar os olhos descansar durante o período noturno. A Apple prometeu um desempenho mais fluído e desvendou também melhorias nas apps Maps, Photos e Messages, que ganha novas ferramentas de personalização por via de Memojis.

Pouco depois foi a vez do macOS com a próxima atualização de nome ‘Catalina’. Esta é a atualização que vai finalmente colocar um ponto final na app iTunes, dividindo-a em três aplicações separadas sob forma de Music, Podcasts e TV. A funcionalidade Sidecar tem tudo para se tornar um sucesso entre os utilizadores de computadores Mac, uma vez que prevê a utilização de iPads como ecrãs secundários. Promete ser útil.

Ainda dentro da área dos computadores, a Apple anunciou um novo Mac Pro para grande alegria dos apreciadores desta linha de alto desempenho. Naturalmente, espere um computador tão poderoso quanto financeiramente exigente.

Restou ainda tempo para mostrar a nova versão do watchOS, que dá ainda mais importância a fitness e saúde; anunciar o suporte para múltiplos utilizadores no tvOS e até para demonstrar ao vivo o funcionamento de ‘Minecraft Earth’, a nova app de Realidade Aumentada desenvolvida pela Microsoft e Mojang.

Leia mais: Boicote na China custará metade das vendas do iPhone, avisam analistas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório