Um conjunto de 55 carros produzidos pela fabricante chinesa Changan Automobile estabeleceu um novo recorde do Guinness para ‘maior parada de carros autónomos’. Conta o Geek que o recorde foi estabelecido numa pista de testes em Chongqing, na China.
A parada de carros seguiu a uma velocidade de cerca de 30km/h e percorreu uma distância de pouco mais de três quilómetros, demorando um total de nove minutos e sete segundos. Para o feito, os engenheiros da Changan Automobile ajustaram os sensores dos carros para serem capazes de detetar os veículos à sua frente assim como os limites laterais da estrada.
A fabricante chinesa tinha o objetivo de estabelecer o recorde com 56 carros, com um dos veículos a ter sido desqualificado por o condutor ter alegadamente tomado controlo do carro. “Os condutores que participaram no teste não tiveram qualquer contacto com o sistema autopiloto”, assegura um dos engenheiros da Changan Automobile, Yang Guo.
“A Inteligência Artifical e a nova energia dos automóveis é uma tendência muito importante no futuro do desenvolvimento de automóveis. Como primeira empresa do mundo a ter este recorde, teremos mais iniciativas no campo da inteligência”, afirmou também o vice-presidente executivo da Changan Automobile, Tan Benhong, a propósito da ocasião.
Acima pode ver o vídeo deste recorde do Guinness.
Leia mais: Sondors apresenta um carro elétrico como nunca viu