Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Retomadas observações com telescópio espacial Chandra da NASA

As observações com o telescópio Chandra foram retomadas no domingo, cerca de duas semanas depois de terem sido suspensas devido a um problema num giroscópio, anunciou hoje a agência espacial norte-americana NASA.

Retomadas observações com telescópio espacial Chandra da NASA
Notícias ao Minuto

17:18 - 24/10/18 por Lusa

Tech Espaço

O telescópio espacial, que permite observar o céu em raios-X, regressou às observações de caráter científico depois de os técnicos terem alterado a configuração do giroscópio, informou a NASA na sua página na internet.

Na próxima semana, os astrofísicos vão recolher dados do Chandra, em órbita há 19 anos, para ajustar o desempenho da nova configuração do giroscópio, instrumento que permite guiar o telescópio numa determinada direção durante as observações.

Numa etapa final, a equipa técnica irá fazer os ajustes necessários no computador de bordo do telescópio.

Um outro telescópio espacial da NASA, o Hubble, continua, desde 08 de outubro, inoperacional para observações devido também a uma avaria num dos giroscópios.

Na terça-feira, a agência espacial norte-americana anunciou, citada pela agência noticiosa AFP, que o Hubble está quase a funcionar normalmente, faltando efetuar alguns testes depois de o giroscópio ter sido recalibrado.

No espaço há 28 anos, o telescópio ótico Hubble serve para observar sistemas extrassolares distantes, galáxias e buracos negros.

O seu sucessor, o telescópio James Webb, tem lançamento previsto para 2021.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório