O telescópio espacial, que permite observar o céu em raios-X, regressou às observações de caráter científico depois de os técnicos terem alterado a configuração do giroscópio, informou a NASA na sua página na internet.
Na próxima semana, os astrofísicos vão recolher dados do Chandra, em órbita há 19 anos, para ajustar o desempenho da nova configuração do giroscópio, instrumento que permite guiar o telescópio numa determinada direção durante as observações.
Numa etapa final, a equipa técnica irá fazer os ajustes necessários no computador de bordo do telescópio.
Um outro telescópio espacial da NASA, o Hubble, continua, desde 08 de outubro, inoperacional para observações devido também a uma avaria num dos giroscópios.
Na terça-feira, a agência espacial norte-americana anunciou, citada pela agência noticiosa AFP, que o Hubble está quase a funcionar normalmente, faltando efetuar alguns testes depois de o giroscópio ter sido recalibrado.
No espaço há 28 anos, o telescópio ótico Hubble serve para observar sistemas extrassolares distantes, galáxias e buracos negros.
O seu sucessor, o telescópio James Webb, tem lançamento previsto para 2021.