Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Novas regras da União Europeia colocam a internet que conhece em risco

Muitos acreditam que as duas novas regras podem representar um fim dos memes.

Novas regras da União Europeia colocam a internet que conhece em risco
Notícias ao Minuto

14:15 - 20/06/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Meme

A União Europeia aprovou duas novas regras – o Artigo 11 e o Artigo 13 – que muitos referem como sendo ameaças à forma como a internet funciona hoje em dia. O objetivo das duas regras é proteger conteúdo abrangido por direitos de autor mas muitos apontam que podem ser criados sistemas que filtrem todas as publicações feitas que incluam imagens de séries, filmes e outros conteúdos deste tipo.

Os alvos mais vulneráveis destas regras são os memes, que são compostos na sua grande maioria de imagens retiradas de conteúdos protegidos por direitos de autor. Tal como os memes, os sites de menor dimensão também poderão sofrer com esta nova realidade.

“Ao exigir que as plataformas de internet façam uma filtragem automática de todo o conteúdo que os seus utilizadores carreguem, o Artigo 13 toma um passo sem precedentes para a transformação da internet, de uma plataforma aberta para partilha e inovação, para uma ferramenta de controlo e vigilância automática dos seus utilizadores”, pode ler-se na carta aberta assinada por mais de 70 especialistas.

Entre os que assinaram a carta encontram-se o criador da web, Tim Berners-Lee e um dos fundadores da Wikipédia, Jimmy Wales. Assim, é possível que a carta consiga influenciar de alguma forma os legisladores da União Europeia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório