Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Demasiado ocupado para se vestir? Deixe este robot tratar disso

Um grupo de investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia criou um robot capaz de ajudar a vestir roupa.

Notícias ao Minuto

10:40 - 17/05/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Futuro

Podemos ainda não estar lá mas o futuro está a chegar e com ele vêm robots que serão capazes de nos ajudar até nas tarefas mais simples. O robot, de nome PR2, foi criado por investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia pode ainda não estar no ponto que idealizou mas, como se diz na gíria, o caminho faz-se caminhando.

“Ensinámos o robot como considerar o que as pessoas sentem fisicamente quando estão a receber assistência. De uma certa forma, o robot é capaz de ter a perspetiva dos humanos ao ajudar a vestir. Ao fazê-lo, observámos comportamentos emergentes nos quais o robot foi capaz de vestir completamente o braço de uma pessoa e eliminar a probabilidade de a peça de vestuário ficar presa no corpo”, explicou ao Digital Trends o responsável pelo projeto, Zackory Erickson.

Apesar dos resultados prometedores, os responsáveis pela criação do PR2 ainda esperam melhorá-lo ao continuar a investigação, adivinhando-se que venha a ser um gadget útil a prestar assistência a pessoas com deficiências. Veja acima um vídeo demonstrativo do robot PR2 em ação.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório