Podemos ainda não estar lá mas o futuro está a chegar e com ele vêm robots que serão capazes de nos ajudar até nas tarefas mais simples. O robot, de nome PR2, foi criado por investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia pode ainda não estar no ponto que idealizou mas, como se diz na gíria, o caminho faz-se caminhando.
“Ensinámos o robot como considerar o que as pessoas sentem fisicamente quando estão a receber assistência. De uma certa forma, o robot é capaz de ter a perspetiva dos humanos ao ajudar a vestir. Ao fazê-lo, observámos comportamentos emergentes nos quais o robot foi capaz de vestir completamente o braço de uma pessoa e eliminar a probabilidade de a peça de vestuário ficar presa no corpo”, explicou ao Digital Trends o responsável pelo projeto, Zackory Erickson.
Apesar dos resultados prometedores, os responsáveis pela criação do PR2 ainda esperam melhorá-lo ao continuar a investigação, adivinhando-se que venha a ser um gadget útil a prestar assistência a pessoas com deficiências. Veja acima um vídeo demonstrativo do robot PR2 em ação.