Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores da Autoeuropa não são "peças no tabuleiro da politiquice"

Miguel Tiago responde às acusações de instrumentalização política da greve da fábrica de produção de automóveis de Palmela.

Trabalhadores da Autoeuropa não são "peças no tabuleiro da politiquice"
Notícias ao Minuto

10:10 - 01/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Miguel Tiago

O PS de Setúbal afirmou, esta quinta-feira, através de comunicado, que a greve na Autoeuropa ficou marcada por “tentativas de instrumentalização política” dos seus trabalhadores e que esse facto acaba por “colocar em risco o sucesso da empresa e, por essa via, o emprego de muitos milhares de pessoas”.

Já a presidente do CDS-PP assinalou que esta greve histórica, que ocorreu na quarta-feira, serviu como “palco de outras guerras”, nomeadamente de “forças que pretendem conquistar aquele espaço de reivindicação laboral”. “É basicamente uma guerra entre a área mais afeta à CGTP e ao PCP e a área mais afeta ao Bloco de Esquerda”, acusou Assunção Cristas.

Miguel Tiago (PCP) recorreu ao seu perfil de Facebook para comentar o caso. “Será que acusam o PCP de estar a instrumentalizar a luta dos trabalhadores da Autoeuropa porque assumem que os instrumentalizavam quando não havia luta?”, questiona.

O deputado comunista apela a que os trabalhadores não sejam vistos “como peças no vosso tabuleiro de politiquice”. “Não nos meçam pela vossa bitola, BEs e demais partidos da burguesia”, atirou.

Recorde-se que esta foi a primeira greve da Autoeuropa por razões laborais. A fábrica de automóveis de Palmela interrompeu a produção na quarta-feira em protesto contra o trabalho aos sábados que está previsto nos novos horários de 18 turnos por semana. Além do transtorno de trabalhar ao fim de semana, os trabalhadores reclamam que a compensação financeira atribuída não é justa, pois é inferior ao que receberiam pelo trabalho extraordinário aos sábados.

A administração da Autoeuropa prometeu ouvir os sindicatos, tendo já marcado uma reunião para o próximo dia 7 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório