"Porque não durante o verão incendiários ficarem presos como prevenção?"

Num artigo escrito para o Notícias ao Minuto, o fundador do Clube dos Pensadores, recorda os acontecimentos trágicos das últimas semanas.

Notícia

© Joaquim Jorge

Notícias Ao Minuto
17/08/2017 12:50 ‧ 17/08/2017 por Notícias Ao Minuto

Política

Joaquim Jorge

Joaquim Jorge afirma não ser pessimista, no entanto, ao debruçar-se sobre os infortúnios que nas últimas semanas têm abalado o país questiona, num texto de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, “o que mais virá por aí?”.

Apesar de considerar que algumas das situações podem ter sido fruto de incompetência, o fundador do Clube dos Pensadores admite que o “infortúnio” possa, também, ter culpas no cartório. “É verdade que nos incêndios houve e há muita incúria e incompetência. Um andor não precisa de ter 20 metros de altura e as árvores devem ser podadas e verificadas por qualquer Câmara do nosso país”, refere.

O comentador político não deixa, no entanto, de lançar críticas ao Governo de António Costa no que diz respeito aos incêndios porque este “deveria assumir as suas responsabilidades, e não, tentar sacudir as responsabilidades para o SIRESP”, acrescentando que esse foi um contrato feito pelo próprio.

O biólogo crê, ainda, que os incendiários não podem de modo algum ser esquecidos, pois “as prisões portuguesas têm 45 indivíduos detidos por causarem incêndios florestais e outros 96 acusados” entre condenados ou aguardarem julgamento, num total de 141 indivíduos e relembra que “a reincidência é comum”.

Para tentar evitar essa situação, o comentador sugere ainda que durante o período de verão os incendiários fiquem “presos na cadeia ou em prisão domiciliária como medida de prevenção”.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas