No primeiro dia da deslocação de Paulo Portas, que será acompanhado por uma comitiva de cerca de 40 empresários, destaca-se a visita ao estado de Veracruz, onde o grupo português Mota Engil está envolvido em dois projetos.
A comitiva deve dirigir-se de seguida para o Palácio do governador de Veracruz, prevendo-se ainda um almoço com a comunidade portuguesa (colaboradores da Mota Engil) residente neste estado.
Na terça-feira, já na Cidade do México, Portas, que visita o país a convite do seu homólogo José Antonio Meade Kuribreña, tem em agenda a participação na Conferência “Portugal: desafios e oportunidades”, no Instituto Matias Romero, e uma reunião de trabalho com José Antonio Kuribreña.
A comitiva portuguesa estará ainda presente no seminário económico “Caminho da Internacionalização”, antes de uma reunião de Paulo Portas com o secretário da Energia mexicano.
O último dia da visita oficial, quarta-feira, inicia-se com o seminário “Qualidade educativa através das tecnologias”, que antecede uma visita ao estado do México, para uma reunião com o secretário (ministro) de Desenvolvimento Económico e reuniões paralelas com os secretários do Meio ambiente, Desenvolvimento Urbano, Educação e Saúde.
Após uma reunião do ministro português com o governador do estado do México, o programa da visita prevê a assinatura de um conjunto de protocolos e a deslocação a uma escola secundária para a inauguração de uma sala de aula digital com tecnologia portuguesa.