Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Marisa Matias questiona diretamente Juncker sobre central de Almaraz

A eurodeputada Marisa Matias confrontou o presidente da Comissão Europeia.

Marisa Matias questiona diretamente Juncker sobre central de Almaraz
Notícias ao Minuto

23:32 - 16/05/17 por Inês André de Figueiredo

Política Parlamento Europeu

O tema Almaraz continua a ser uma das grandes batalhas da eurodeputada Marisa Matias. Deste modo, e com Jean-Claude Juncker presente na reunião parlamentar no Parlamento Europeu, a bloquista decidiu confrontar o presidente da Comissão Europeia.

“Havia um conflito enorme entre o Governo português e o espanhol sobre a Central Nuclear de Almaraz”, começou por dizer, referindo que o Executivo apresentou queixa e acabou por retirá-la. “Será que nós podemos saber o que é que a Comissão Europeia fez para conseguir para convencer a desistir de uma queixa e desistir de lutar pela sua população?”, questionou.

Em resposta, Juncker responsabilizou os países pelo acordo ao qual chegaram, mostrando que a solução de acordos entre Portugal e Espanha era preferível a uma luta judicial.

O presidente da Comissão Europeia revelou ainda que falou pessoalmente com os dois primeiros-ministros, mas que a posição final foi de ambos e não da Comissão Europeia.

Recorde-se que, esta manhã, Marisa Matias havia feito uma publicação sobre Almaraz, onde relembrava que “há sete anos, o Exército português concluía que um acidente nuclear grave em Almaraz poderia afetar 800 mil pessoas em Portugal” e mostrando que “passaram sete anos [e] as instalações continuam a funcionar para além do tempo previsto e os acidentes nos últimos anos têm sido recorrentes”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório