“A convocação do Conselho de Estado para hoje é uma manifestação dessa ignorância, desse abandono secular, dessa desnecessidade que algumas instituições da Administração Central adoptam”, disse o ex-presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César aos microfones da TSF no final da sessão solene do Dia da Região Autónoma dos Açores, que se realizou no Parlamento açoriano.
O antigo governante acusou Cavaco Silva de “ignorância” por ter convocado a reunião com os conselheiros para hoje e lamentou ainda que ninguém ligado ao Estado tivesse enviado uma mensagem aos órgãos próprios da região para congratular a data que celebram.
“O significado maior do facto do Presidente da República e, atente-se, também do primeiro-ministro, não terem enviado mensagens nestes dias, não é que sejam nossos inimigos, é de que nem sequer nos conhecem”, disse o ex-governante que lamuriou ainda o facto de os mais altos responsáveis políticos do País estarem “divorciados do país real”.
Devido à coincidência das datas, o actual presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, não irá marcar presença no Conselho de Estado que já decorre no Palácio de Belém.