Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

"Coerência de Costa contrasta com incongruências de Passos e Cristas"

Edite Estrela elogia o trabalho dos 'dois Antónios', o primeiro-ministro e o novo secretário-geral indigitado das Nações Unidas.

"Coerência de Costa contrasta com incongruências de Passos e Cristas"

Há "dois Antónios" dos quais o país se deve orgulhar, o primeiro-ministro e o novo secretário-geral indigitado das Nações Unidas. Quem o diz é Edite Estrela que, num texto assinado na Acção Socialista, se desfaz em elogios a ambos.

Começando por Guterres, a socialista diz não se lembrar “de uma tal unanimidade em torno de um político português”, sucesso esse não se deve apenas ao “mérito próprio” mas também pelo reconhecimento da “possibilidade de êxito” que a sua candidatura ao cargo podia ter.

“Ninguém quis ficar mal na fotografia e todos fizeram um genuíno esforço para não desafinar a orquestra do consenso nacional”, afirma.

Já sobe Costa, Edite Estrela fala também num consenso, ainda que “surpreendente e inusitado”, pela sua utilidade na liderança de uma “singular solução governativa”. Um elogio que, diz, ser sobretudo ao nível nacional.

“Basta ler os editoriais e os artigos de opinião, abonatórios e até elogiosos, e sentir o pulsar dos portugueses para se perceber que o primeiro-ministro conseguiu derrubar as resistências dos tradicionais setores mais críticos dos governos de esquerda e ir conquistando apoiantes nos votantes de direita”, sustenta.

Por fim, a ex-presidente da Câmara Municipal de Sintra realça o facto da “coerência de António Costa contrastar com as incongruências de Passos e Cristas”, visto que ambos “andam desesperados e tudo fazem para dar nas vistas”, Passos por se sentir “acossado pela oposição interna” e Cristas por se “sentir diminuída pela sua notória incapacidade política”.

“Apesar do desnorte da direita, graças à inovadora e eficaz geringonça e ao temperamento e bom relacionamento de Marcelo e Costa, os portugueses despedem-se de 2016 em clima de estabilidade e encaram 2017 com mais confiança e alegria”, remata Edite Estrela.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório