Bonificações de tempo nas pensões políticas vão acabar

Os regimes de bonificação na contagem de tempo de serviço para a reforma dos políticos estão próximos do fim, escreve este domingo o Diário de Notícias. O Governo quer terminar com estes regimes que “expandem desigualmente as carreiras contributivas, criando situações injustas”, explicou Passos Coelho.

--

©

Notícias Ao Minuto
05/05/2013 08:41 ‧ 05/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

Governo

O Diário de Notícias indica este domingo que o Executivo de Passos Coelho quer pôr um ponto final nos regimes de bonificação na contagem de tempo de serviço para a reforma. Até agora, os anos de carreira contributiva dos políticos, isto é, de descontos para o Estado, contavam a dobrar até um máximo de 20 anos. Desta forma, os autarcas a tempo inteiro, os deputados, os representantes da República nas regiões autónomas, o provedor de Justiça, os juízes do Constitucional e ainda os Governadores Civis podiam reformar-se ao fim de poucos anos de descontos. Recorde-se os casos da presidente da Câmara Municipal de Palmela que se reformou aos 48 anos ou até mesmo a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que se aposentou aos 42 anos.

Agora, Passos Coelho quer terminar com estas “desigualdades contributivas” que criam “situações injustas”. Esta decisão faz parte do pacote de medidas apresentado, na sexta-feira, pelo primeiro-ministro e que, hoje, será alvo de comentários por parte do líder do CDS e parceiro de coligação no Governo, Paulo Portas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas