Maria Luís Albuquerque ia marcar presença na subcomissão de ética da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. A audição prevista, no entanto, foi adiada, revela a SIC Notícias.
Segundo a agência Lusa, a antiga ministra e atual deputada será ouvida amanhã, quinta-feira, às 13h30, a fim de os diversos deputados terem o tempo considerado adequado para prepararem os trabalhos.
A ex-ministra das Finanças ia ser ouvida à porta fechada pelos deputados a propósito da sua contratação pela Arrow Global, uma financeira londrina que tem como clientes bancos como o Santander, o Banif ou o BCP, entre outros.
O facto de a contratação ter acontecido poucos meses após a saída de Maria Luís Albuquerque do cargo de ministra gerou controvérsia.
Entre as críticas que a decisão da ex-ministra mereceu incluíram-se vozes de antigos líderes do PSD, como Marques Mendes, que falou da decisão como um “erro de palmatória” da ex-governante, e Manuela Ferreira Leite, que considerou que Maria Luís mostrou “ausência total de bom senso”.
Passos Coelho, por seu lado, saiu em defesa da antiga ministra , segundo o Expresso, terá sido mesmo uma das pessoas a aconselhá-la a aceitar o cargo.
[Notícia atualizada às 10h30]