Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Morte de Almeida Santos 'suspende' campanhas. E o debate de hoje?

Vários candidatos presidenciais interromperam a campanha das presidenciais. No caso de Maria de Belém, já foi confirmada também a ausência no debate de logo à noite, com todos os candidatos.

Morte de Almeida Santos 'suspende' campanhas. E o debate de hoje?

Está marcado para esta terça-feira à noite o único debate programado que iria juntar todos os dez candidatos presidenciais. A morte de Almeida Santos, falecido ontem em Oeiras aos 89 anos, provocou alterações ao rumo da campanha, em particular dos candidatos mais destacados nas sondagens.

Da parte de Maria de Belém, candidata que contava com o apoio público de Almeida Santos, a notícia da morte do antigo presidente da Assembleia da República teve como consequência o anúncio de suspensão da campanha, além do cancelamento da participação no debate.

Para lá do debate desta noite, Maria de Belém ia visitar esta manhã a loja do cidadão de Odivelas e participar em Lisboa num almoço da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e da União de Associações do Comércio e Serviços. Ambas as ações foram desmarcadas, tal como as reuniões previstas com a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas e responsáveis dos colégios privados, como salientava a Lusa.

Da parte de Marcelo Rebelo de Sousa surge também a confirmação de que “não haverá ações de rua”, salientou à antena da RTP.

O antigo comentador adiantou que hoje à tarde e amanhã não haverá campanha, até o funeral se ter realizado, e deixou ainda em aberto a possibilidade de falhar o debate de logo à noite. Marcelo adiantou apenas que iria ponderar durante a tarde.

Já Sampaio da Nóvoa manteve a visita prevista à Lisnave, mas optou por cancelar as visitas a uma escola e a uma universidade sénior que estavam agendadas para a tarde de hoje, em Almada.

Para Sampaio da Nóvoa, o debate "é útil para esclarecer os portugueses", mas "obviamente que se as regras do debate se alterarem substancialmente", terá de ser ponderado "durante a tarde o sentido de o manter". A sua posição final sobre o debate será revelada durante a tarde. Já depois de almoço ficámos a saber que o antigo reitor, que tinha previsto para amanhã de manhã uma visita ao Centro Militar de Eletrónica, em Paço de Arcos, e o almoço na Trindade, seguido da arruada no Chiado, cancelou estas iniciativas de campanha. Mantém-se apenas o jantar de amanhã com apoiantes em Santa Maria da Feira.

Entretanto, destaque ainda para Cândido Ferreira, candidato presidencial que também já esteve ligado ao PS, que falou na morte de um “bom amigo”, tendo anunciado também a suspensão das suas atividades de campanha durante a tarde de hoje. O candidato adiantou ainda que se deslocará, com o seu mandatário nacional, Victor Caio Roque, à Basílica da Estrela, para prestar homenagem a Almeida Santos.

É precisamente na Basílica da Estrela que o corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente, a partir das 17h00. Não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio. O corpo do histórico socialista será cremado na quarta-feira, às 13h00, no cemitério do Alto de São João.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório