"PCP tem dificuldade em sair do jargão 'Pacto de Agressão' que criou"

Na próxima quarta-feira é lançado o quarto volume de ‘Álvaro Cunhal – Uma biografia política’.

--

©

Notícias Ao Minuto
06/12/2015 20:46 ‧ 06/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira concedeu uma entrevista ao jornal Público na qual abordou o tema do seu mais recente livro sobre o líder histórico do Partido Comunista.

Na ótica do historiador, o “PCP tem dificuldade hoje em sair de um jargão em que ele mesmo marca limites a si próprio, por exemplo, a expressão ‘Pacto de Agressão’”.

“Como é que uma organização política no sistema mediático moderno acha que consegue fazer uma discussão usando uma terminologia fechada?”, questiona, garantindo que esta dificuldade é um “fator de limitação”.

Nesta senda, Pacheco Pereira sublinha que o PCP tem “à sua frente dilemas muito consideráveis e esses dilemas criam diferenças etárias”.

“Há uma parte da nova geração do PCP que é mais ortodoxa do que a mais velha, que mantém ainda a tradição cunhalista do pragmatismo”, aponta.

Assim, o escritor considera que o Partido Comunista Português de hoje continua, “do ponto de vista identitário”, a ser um partido leninista, mas “do ponto de vista político adapta-se bastante bem às regras, há um pragmatismo”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas