Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 20º

Edição

Cavaco Silva pode deixar em 'banho maria' leis fraturantes

Em causa está a aprovação da lei quanto à adoção de crianças por casais do mesmo sexo e o acesso de mulheres solteiras ou casais de lésbicas à procriação medicamente assistida.

Cavaco Silva pode deixar em 'banho maria' leis fraturantes

Até ao fim do mandato, o Presidente da República, Cavaco Silva, pode deixar em ‘banho maria’ o pacote de projetos-lei considerados fraturantes, que a Esquerda apresenta amanhã e depois ao Parlamento.

Caso isso aconteça, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e o acesso de mulheres solteiras ou casais de lésbicas à procriação medicamente assistida arriscam-se a ser aprovadas apenas no próximo ano.

O Jornal de Notícias avança que este receio da Esquerda surge com base no comportamento de Cavaco, em 2010, assumiu contrariado que iria promulgar a lei do casamento gay.

No entanto, há uma sensação de rapidez quanto ao “consenso parlamentar que tais leis reúnem”.

“O PCP, que durante muito tempo era conservador nestas matérias, mostrou-se favorável na última vez que a adoção foi votada”, revela fonte do Bloco de Esquerda.

Os deputados vão discutir na quinta-feira e votar na sexta-feira cinco projetos sobre a adoção por casais gay, proposta essa que surge pelo PS, Bloco de Esquerda, Os Verdes e PAN.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório