Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Os partidos têm um ténue funcionamento democrático"

É necessario mudar o sistema político português, defende Joaquim Jorge.

"Os partidos têm um ténue funcionamento democrático"
Notícias ao Minuto

19:05 - 21/08/15 por Notícias ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Num artigo de opinião publicado esta sexta-feira no Diário de Notícias, Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, defende que é necessária a “regeneração da política".

“Os partidos têm um ténue funcionamento democrático, infelizmente, impera a mediocridade”, acusa, considerando que a eleição dos líderes dos partidos é feita “de uma forma déspota, fechada, hierarquizada e fidelizada, com exceção do Livre”.

Por isto, considera que é necessário “uma nova lei de partidos políticos e consequentemente uma nova lei eleitoral” para “deter e reverter a deterioração a que chegou a política portuguesa”.

Para que isso aconteça, o fundador do Clube dos Pensadores defende que as eleições primárias, embora sejam solução, têm uma “eficácia limitada” no caso de serem plurinominais como acontece em Portugal. Adicionalmente, é necessário aumentar “a transparência dos partidos” ao “reforçar os controlos externos”.

Desta forma Joaquim Jorge sugere que seja combatida a “corrupção quer dentro dos partidos quer de militantes”, a “politização de tudo o que sejam nomeações” e a “mediocridade da maioria dos políticos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório