Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Troika? Foi quando "senti maior humilhação como cidadão"

Adriano Moreira, antigo líder do CDS, acredita que o povo português “deu provas de um civismo espantoso” ao enfrentar os últimos quatro anos de políticas para ‘apertar o cinto’.

Troika? Foi quando "senti maior humilhação como cidadão"
Notícias ao Minuto

12:11 - 14/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política Adriano Moreira

Quando questionado, pelo jornal Sol, sobre se os sacrifícios que foram pedidos aos portugueses nos últimos quatro anos de governação da coligação PSD/CDS-PP valeram a pena, Adriano Moreira, antigo líder do CDS, explica que esse terá de ser um dos temas da próxima campanha eleitoral, assignando responsabilidades ao próximo Executivo.

Adriano Moreira ressalva, porém, que “é inegável que a política da troika foi cumprida, até mesmo para lá do que nos pediram” e lamenta a ingerência das organizações internacionais na gestão portuguesa pela forma como foi feita.

“Foi um dos momentos em que senti maior humilhação como cidadão. Um período em que vi ministros portugueses a discutir com empregados de três organizações [FMI, BCE e Comissão Europeia], sabendo que nós temos empregados que têm tanta ou melhor categoria científica e técnica do que os que nos vinham visitar”, afirmou o antigo ministro à mesma publicação.

Para Moreira, o “país deu provas de um civismo espantoso” com a implementação de todas as medidas, protestando “mas em paz”. “O que caracteriza os portugueses é a comunhão de afetos que é contrária à violência”, sublinhou.

No que respeita à liderança de Pedro Passos Coelho, Adriano Moreira é claro: “Passos Coelho é uma pessoa honesta, dedicadíssima ao interesse público, mas que governou no pressuposto de que o único caminho de salvação era o da troika”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório