Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PS questiona Governo sobre futuro do sanatório de Coura

O deputado socialista Jorge Fão questionou o Ministério da Saúde sobre o futuro do antigo sanatório de Paredes de Coura, abandonado há uma década e actualmente palco de jogos de aventura no seu interior.

PS questiona Governo sobre futuro do sanatório de Coura
Notícias ao Minuto

13:59 - 22/01/13 por Lusa

Política Paredes de Coura

Em requerimento que já deu entrada na Assembleia da República, o deputado, eleito por Viana do Castelo, recorda que o imóvel "continua completamente abandonado" e "sem qualquer perspectiva de aproveitamento", sendo "um lamentável exemplo de desleixo e inércia da Administração Pública na gestão e rentabilização deste património público".

Além de questionar aquele ministério sobre a titularidade concreta do equipamento, Jorge Fão quer ainda saber se existe "algum plano" que admita a sua utilização futura na área da Saúde ou se está prevista a alienação daquele património.

Há poucos dias, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Paredes de Coura classificou como "vergonhosa" a "total degradação" do antigo sanatório do concelho, datado de 1934.

"Já vi tantas utilizações impróprias daquele espaço, em ruínas. É uma vergonha para quem tem a propriedade do antigo sanatório deixar a situação chegar a este ponto. É uma situação vergonhosa, de degradação total", afirmou o socialista António Pereira Júnior.

Depois de ter sido palco de vários assaltos e local de criação de animais, o ex-sanatório de Mozelos é hoje utilizado por grupos de jovens praticantes de jogos de aventura e descoberta, por entre o que ainda resta do antigo espaço tratamento de doentes do foro mental.

Pelo interior, são deixadas pistas e o desafio consiste em encontrar a caixa do ‘tesouro', escondida no interior, numa prática conhecida como ‘geocaching’ e que prolifera através da Internet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório