Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Há uma grande desproporção" entre sacrifícios e resultados

Apesar dos anos de troika e austeridade, Silva Peneda não dá ‘de barato’ que PSD e coligação “estejam afastados de uma vitória” nas legislativas deste ano.

"Há uma grande desproporção" entre sacrifícios e resultados
Notícias ao Minuto

11:08 - 25/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Silva Peneda

Em entrevista ao Diário de Notícias, Silva Peneda, que está de saída do Conselho Económico e Social (CES), considera que “quando comparamos os sacrifícios pedidos aos portugueses com os resultados alcançados há uma desproporção muito grande”.

Para Silva Peneda, a austeridade “cavou as desigualdades sociais” e levou a “situações de pobreza muito complicadas”. O problema, realça, “é saber se essa austeridade valeu a pena”.

Ao Diário de Notícias, o presidente do CES considera ainda que o programa da troika “criou uma obsessão exageradíssima, em relação à necessidade de corrigir o défice”.

Numa altura em que se prepara para integrar a equipa de Juncker na Comissão Europeia, Silva Peneda alerta ainda para a “clivagem” que se verifica atualmente na zona euro, entre Norte e Sul da Europa, acrescentando que a Europa “tem de ajudar através de algumas reformas”.

Entre essas reformas possíveis, considera, há questões como uma eventual mutualização da dívida e um orçamento da zona euro, que deveriam merecer um debate mais amplo no seio da sociedade portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório