Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

PS: Cenário macroeconómico com acolhimento "muito positivo"

A dirigente socialista Ana Catarina Mendes afirmou hoje que o cenário macroeconómico apresentado a este partido por um grupo de economistas está a merecer um acolhimento "muito positivo" por parte dos membros da Comissão Política Nacional do PS.

PS: Cenário macroeconómico com acolhimento "muito positivo"
Notícias ao Minuto

06:23 - 23/04/15 por Lusa

Política Comissão Política

Ana Catarina Mendes, também líder da Federação de Setúbal do PS, falava aos jornalistas, depois de ser questionada sobre dúvidas que têm sido levantadas por elementos da Comissão Política do PS no que respeita ao capítulo do cenário macroeconómico referente à Segurança Social.

Confrontada com os receios de que a redução gradual e temporária da taxa social única (TSU) em quatro pontos percentuais, quer para trabalhadores, quer para empregadores, poder colocar em causa a sustentabilidade da Segurança Social, a Ana Catarina Mendes referiu que "essa questão está a ser discutida".

"O que se propõe no documento do PS, que está em discussão, é uma descida da TSU para os trabalhadores no sentido de aumentar o seu rendimento disponível, incentivar a procura e com isso aumentar o crescimento", declarou.

Interrogada sobre a aceitação pela Comissão Política Nacional do PS do cenário macroeconómico apresentado na terça-feira, a dirigente socialista disse que "a discussão foi muito participada, com muitos contributos".

"Tem um grau de aceitação muito positivo", sustentou, ainda em alusão ao cenário macroeconómico elaborado por um grupo de economistas do PS, liderado pelo quadro do Banco de Portugal Mário Centeno.

Ainda sobre as dúvidas relativas à descida da TSU, Ana Catarina Mendes voltou a defender a necessidade "de um aumento do rendimento disponível das famílias para assim se estimular a procura interna e o crescimento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório