Rui Rocha cruzou-se com José Luís Carneiro numa arruada em Braga

O líder da IL cruzou-se hoje com o deputado socialista José Luís Carneiro em Braga, tendo ambos trocado cumprimentos, mas Rui Rocha observou que o PS ia na direção oposta à do partido, que está de olhos "no futuro".

Notícia

© Amin Chaar / Global Imagens

Lusa
16/05/2025 19:16 ‧ há 7 horas por Lusa

Política

Legislativas

No último dia da campanha eleitoral para as legislativas, os cabeças de lista dos respetivos partidos por Braga cruzaram-se na Rua do Souto, quando Rui Rocha estava a iniciar a sua última arruada antes de discursar, num jantar comício, numa discoteca da cidade.

 

As duas comitivas, ambas compostas por algumas dezenas de militantes -- embora a do PS aparentasse ter mais pessoas --, cruzaram-se e entraram num despique bem-humorado, com os apoiantes a verem quem gritava mais alto 'PS' ou 'liberal'.

Entre bandeiras brancas e amarelas do PS e azuis da IL, Rui Rocha e José Luís Carneiro trocaram cumprimentos, com o líder da IL a dizer ao ex-ministro da Administração do PS "bem-vindo a Braga", uma vez que Carneiro é natural de Baião, enquanto Rui Rocha nasceu em Braga.

"Não, já cá estou há muito. Bom trabalho e força", respondeu José Luís Carneiro, entre risos.

Na comitiva de José Luís Carneiro, estava também a secretária da Mesa da Assembleia da República Palmira Maciel, que Rui Rocha cumprimentou igualmente. A comitiva do PS ofereceu rosas a Rui Rocha, que as rejeitou.

Apesar do bom ambiente, cordial, entre as duas comitivas, os cânticos foram algo passivo agressivos e um militante do PS assumiu um tom mais provocatório em relação aos membros da IL, dirigindo-se a Rui Rocha e afirmando que ele era "um beto", que "não sabe o que é trabalhar".

Pouco depois, em declarações aos jornalistas, Rui Rocha disse que tinha cumprimentado democraticamente José Luís Carneiro, mas observou que "a IL tem uma direção e o PS ia na direção oposta".

"Nós íamos na direção do futuro e o PS vai na direção da estagnação do país, que tem trazido", referiu.

Interrogado se tinha desejado boa sorte a José Luís Carneiro nestas eleições, Rui Rocha respondeu: "Não, boa sorte não desejo".

"Eu sou um democrata, oiço as ideias, cumprimento democraticamente todos, mas boa sorte desejo à IL, porque é a única maneira de mudar o país", afirmou.

No início desta arruada, quando ainda se encontrava na Praça da República, Rui Rocha encontrou-se com Paulo Sousa, do Movimento de Cidadania contra a Indiferença, que lhe ofereceu uma t-shirt em que se lia "no próximo dia 18 faça como eu, vote", que o líder da IL vestiu imediatamente.

Na curta conversa que tiveram, Paulo Sousa disse a Rui Rocha que "os índices de abstenção a nível nacional são muito elevados, são cerca de 40%", mas indicou que o distrito de Braga é um exemplo porque atingiu, nas últimas legislativas, uma abstenção de apenas 28% no círculo eleitoral.

Ao longo da arruada, Rui Rocha entrou em alguns comércios locais, entre os quais uma loja de 'souvenirs' para turistas em que, comprou, no passado, duas toalhas de mesa que, segundo disse, utiliza frequentemente na sua casa de Lisboa.

"Vai ser a surpresa deste ano", antecipou o comerciante, com Rui Rocha a dizer que as toalhas de mesa que lhe vendeu "deram jeito e vão dar sorte".

Sempre acompanhado pelo barulho de bombos e por algumas dezenas de membros da IL, de camisolas azuis e bandeiras do partido, Rui Rocha parou a meio do trajeto num café, onde se sentou na esplanada a beber água com gás.

Aos jornalistas, Rui Rocha reiterou que está convicto que o resultado das eleições "trará crescimento à IL" e voltou a garantir que, no dia a seguir às eleições, o partido "estará sempre à altura das circunstâncias, com sentido de responsabilidade".

"A IL está a caminho do melhor resultado em eleições legislativas", disse Rui Rocha, que interrogado sobre qual é a derradeira mensagem que quer deixar aos portugueses no último dia de campanha eleitoral, respondeu: "Confiança".

[Notícia atualizada às 19h27]

Leia Também: Mortágua apela ao voto dos indecisos e quer "máximo de deputados possível"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas