O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou estar "profundamente" chocado com o facto de o deputado do PSD Hugo Carneiro ter sugerido às forças policiais que procurem revelar as fontes de informação que divulgaram os clientes da Spinumviva, a empresa familiar do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
"Defendemos, sem reservas, a liberdade de expressão, por isso choca-me profundamente que um deputado ponha sequer a hipótese de que haja algum tipo de tentativa de perseguição de quem fez o seu trabalho jornalístico. O que está em causa, fundamentalmente, é informação a que os portugueses têm direito porque é destinada a ser pública e consultável. Temos um comportamento de Luís Montenegro que atrasa sempre a prestação de informação e o esclarecimento dos portugueses", defendeu Rui Rocha, esta sexta-feira, em visita à Ovibeja.
O presidente dos liberais reiterou ainda que está muito cansado com "estas tricas permanentes" entre PS e PSD e lamentou que não se discutam "os pontos importantes para o país e as medidas que cada partido defende". Nas declarações aos jornalistas, o líder da IL defendeu também que o país tem de "sair das próximas eleições com soluções políticas" estáveis.
"Não é aceitável que continuemos a ter ciclos curtos de governação. Isso é mau para o país. O mundo está muito complexo. Todos os anos a ir a eleições", argumentou.
Questionado sobre se a Iniciativa Liberal está disponível para acordos pós-eleitorais, Rui Rocha disse que o seu partido está sim disponível para "encontrar soluções de governabilidade".
"Mas, para isso, é preciso dar mais força à Iniciativa Liberal", acrescentou.
Já sobre a idosa, de 77 anos, que morreu no Cacém durante o apagão, Rui Rocha garantiu que fará "tudo o que for possível para que se esclareça as condições" em que a morte aconteceu.
"Não me parece prudente, sem termos um esclarecimento completo, fazer juízos políticos. As coisas não correram bem do ponto de vista de comunicação dos responsáveis políticos, percebemos que tínhamos uma situação no limite nos hospitais, no aeroporto, INEM e que o SIRESP não resolve os problemas quando há uma crise. Temos de resolver isso definitivamente", afirmou o líder da IL.
Esta quarta-feira, o jornal Expresso noticiou que Luís Montenegro submeteu junto da Entidade para a Transparência uma nova declaração, na qual acrescentou sete novas empresas para as quais trabalhou na Spinumviva, empresa fundada pelo próprio e que passou recentemente para os seus filhos.
Na sequência da divulgação de novos dados, o deputado do PSD Hugo Carneiro pediu ao Grupo de Trabalho do Registo de Interesses no Parlamento que peça à Entidade para a Transparência os registos de quem acedeu aos dados sobre o primeiro-ministro, de forma a descobrir quem partilhou a informação com a imprensa.
Em modo campanha eleitoral, o liberal revelou também que o objetivo do partido para Beja é "o mesmo que em todo o país: crescer".
Recorde-se que a campanha eleitoral arranca oficialmente no domingo e as eleições legislativas realizam-se dia 18 de maio.
[Notícia atualizada às 16h45]
Leia Também: Sindicato acusa deputado do PSD de "ameaça à liberdade de imprensa"