Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

"O meu nome não foi referido a Juncker embora ele o esperasse"

Em entrevista ao Diário de Notícias, Maria João Rodrigues, apoiada pelo PS para assumir o cargo de comissária europeia, lamentou o facto de o seu nome não ter sequer sido referido a Juncker, embora ?ele o esperasse? quando pediu uma lista de nomes ao Governo.

"O meu nome não foi referido a Juncker embora ele o esperasse"
Notícias ao Minuto

08:39 - 04/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Maria João Rodrigues

“Desiludida não” e tão pouco “arrependida” por se ter mostrado disponível para assumir o cargo de comissária europeia, Maria João Rodrigues garantiu, em entrevista ao Diário de Notícias, que cumpriu o seu “dever”, mas que a expectativa para que a sua candidatura fosse considerada pelo Governo “não era elevada”.

“No meu caso, ressaltava a pasta que impulsionará a agenda de crescimento e emprego europeia e a reforma da zona euro, já que é aí que tenho particular reconhecimento europeu. Sucede que me parece ser uma pasta de interesse vital para o país”, afirmou a eurodeputada do PS.

Contudo, e apesar de ter colaborado no passado com Juncker, não foi a escolha do primeiro-ministro. Na verdade, o seu nome nem sequer foi referido na lista que o futuro presidente da Comissão Europeia pediu ao Governo português, “embora ele o esperasse”.

Quando questionada sobre se Juncker terá pedido a Passos Coelho para optar por Maria Luís Albuquerque, Maria João Rodrigues afirma: “Não creio que Juncker tenha referido nomes concretos na primeira conversa, mas é altamente plausível que tenha dito que poderia ter acesso a uma pasta de maior relevo, se apresentasse mulheres com um currículo forte”.

Tendo Carlos Moedas sido escolhido para comissário europeu, a socialista teme que haja problemas na aprovação da Comissão, uma vez que “Juncker não está a conseguir chegar à percentagem mínima de mulheres. E Portugal não ajudou, porque é o único antigo Estado-membro que nunca teve um comissário mulher”.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório