Um dos mais recentes eurodeputados portugueses, João Cotrim Figueiredo, afirmou esta manhã, no rescaldo de um encontro do partido, a nível europeu, em Bruxelas, que existe uma falha de transmissão das ideias liberais.
"Há uma grande diferença entre aquilo que se pensa ser a importância e a qualidade das ideias liberais e os resultados eleitorais", começou por afirmar aos jornalistas, acrescentando que "algo está a falhar".
O liberal considerou que "com ideias tão boas" não se entende como é que os resultados do partido "não são assim tão extraordinários" e acabou mesmo por concluir que o que está a "falhar" é o "processo de transmissão de um sitio para o outro".
"As ideias [liberais] são ainda melhores do que eu podia esperar - o resultado em Portugal dá um bocadinho a indicação disso - mas estamos a fazer um mau trabalho em torná-las apelativas e eleitoralmente vitoriosas", atirou.
João Cotrim de Figueiredo, que chegou a ser líder da Iniciativa Liberal, revelou, ainda, que o partido ganhou “o rótulo de partido capaz de renovar o projeto liberal europeu” depois de ter apresentado, em Portugal, “um crescimento relativamente rápido” e por ter contado com sobretudo com “eleitorado mais jovem [o que é ] bastante invulgar a nível europeu".
Recorde-se que a Iniciativa Liberal conquistou 9,07% (357.790 votos) e dois eurodeputados, ficando atrás do Chega que teve 9,79% (386.147 votos). Para Bruxelas, para além do cabeça de lista, ruma também Ana Martins, a vice-presidente da Iniciativa Liberal.
[Notícia atualizada às 11h54]
Leia Também: Catarina Martins chegou a Bruxelas. "É uma casa grande, pode ser confusa"