Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Catarina Martins chegou a Bruxelas. "É uma casa grande, pode ser confusa"

Recorde-se que Catarina Martins foi a única eleita pelo Bloco de Esquerda (BE) para o Parlamento Europeu.

Catarina Martins chegou a Bruxelas. "É uma casa grande, pode ser confusa"
Notícias ao Minuto

11:10 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

Política BE

Catarina Martins, deputada única eleita pelo Bloco de Esquerda (BE) para o Parlamento Europeu, já está em Bruxelas, na Bélgica, e afirmou que tem o "apoio do partido e de camaradas neste caminho".

"É uma casa grande, pode ser algo confusa, temos de ver bem o que se quer fazer", começou por destacar, em declarações aos jornalistas, acrescentando que vai reunir com o "grupo parlamentar sobre todas as questões".

Sobre ter um trabalho redobrado por ser a única deputada do Bloco de Esquerda eleita para o Parlamento Europeu, a bloquista respondeu: "Terei o apoio de José Gusmão [eurodeputado eleito pelo BE em 2019] neste mandato, o que também é importante, e de quem já passou por cá do Bloco de Esquerda".

"Sei que tenho apoio do partido e que há camaradas que generosamente me apoiam neste caminho", acrescentou ainda.

Catarina Martins frisou ainda que o partido quer abordar as questões pelas quais mais se se tem debatido, entre elas as "questões sociais, ambientais, dos direitos humanos", mas que só depois de reunir com o grupo parlamentar é que terá uma estratégia melhor delineada.

Recorde-se que, com 4,24 por cento dos votos e um eurodeputado eleito - a cabeça de lista, Catarina Martins -, o BE perdeu um lugar no Parlamento Europeu face a 2019 e falhou o objetivo de manter a dupla representação.

No entanto, Catarina Martins assinalou que o partido mantém representação no Parlamento Europeu após umas eleições "muito difíceis" e garantiu um "mandato de luta" contra a extrema-direita.

"Estaremos com os nossos camaradas da Esquerda por toda a Europa a tentar contrariar isso, sabíamos que estas eleições tinham esse risco, este é o momento de luta, é para isso que aqui estamos", assegurou.

Leia Também: Europeias. BE cantou vitória apesar de perda de segundo mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório