Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 29º

Bugalho foi "escolha única" do presidente do PSD para cabeça de lista

O secretário-geral do PSD afirmou hoje que Sebastião Bugalho foi "a escolha única" e "o único convite" feito por Luís Montenegro para cabeça de lista da AD às europeias e "tudo o resto foi efabulação" da comunicação social.

Bugalho foi "escolha única" do presidente do PSD para cabeça de lista
Notícias ao Minuto

23:01 - 22/04/24 por Lusa

Política Hugo Soares

Hugo Soares falou aos jornalistas depois de o Conselho Nacional do PSD ter aprovado por "larga maioria", com "quatro ou cinco votos contra" a lista de candidatos ao Parlamento Europeu da coligação Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM).

Questionado se Rui Moreira foi ou não convidado como número dois e se nunca esteve previsto como cabeça de lista, Hugo Soares disse que "o país já se habituou" e a comunicação social "tem de se habituar" à forma como a direção do PSD faz escolhas para listas ou para membros do Governo

"Quem escolhe os nomes não é a comunicação social, é mesmo a direção nacional, com reserva total", disse.

Hugo Soares admitiu que a escolha do jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho terá "surpreendido muita gente", mas assegurou que esta "foi a escolha única do presidente do partido e tudo o resto tem sido efabulação que a comunicação social tem feito".

"Esta foi a escolha única e o único convite que o presidente do PSD fez para cabeças de lista", insistiu, perante novas perguntas da comunicação social sobre o que se teria passado com o presidente da Câmara do Porto, que chegou a ser apontado por vários órgãos de comunicação social e pelo comentador da SIC Marques Mendes como número um da AD às europeias.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 09 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

À Lusa, a mesma fonte precisou que o líder do PSD, Luís Montenegro, convidou formalmente Rui Moreira para a segunda posição da lista da AD às europeias no domingo à noite, mas este recusou.

No domingo, no espaço de comentário da CNN Portugal, Rui Moreira admitiu interesse, bem como preocupação com o projeto europeu.

"A questão da Europa é uma coisa que me interessa e que principalmente me preocupa. Todos temos de nos preocupar com a Europa e com o projeto europeu. O projeto europeu foi o grande projeto do século XX para os europeus depois de duas guerras devastadoras. Neste momento precisamos de lutar pela Europa que queremos, uma Europa que está ameaçada por guerras, e por isso, confesso também, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai", referiu.

Hoje mesmo, militantes e autarcas do PSD Porto, entre os quais Vladimiro Feliz, que foi o candidato social-democrata à Câmara do Porto, manifestaram-se hoje contra a intenção da direção nacional de indicar Rui Moreira como cabeça de lista às eleições europeias.

Os subscritores consideraram ser "uma traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD", afirmando não terem dúvidas de que "deixará marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD".

Leia Também: Europeias. Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório