Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Justiça? "Nenhum partido quer discutir. Falta de coragem e clarividência"

Rui Rio criticou a atuação da Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, acusando-a de "não dar explicações a ninguém sobre tema nenhum. "Não diz nada, não explica nada e nada acontece", atirou o ex-líder do PSD.

Justiça? "Nenhum partido quer discutir. Falta de coragem e clarividência"
Notícias ao Minuto

16:41 - 15/02/24 por Daniela Carrilho

Política Rui Rio

O ex-líder social-democrata Rui Rio defendeu esta quinta-feira que os partidos políticos, em campanha para as eleições Legislativas de 10 de março deviam discutir a justiça no país, considerando que "nenhum partido quer discutir este tema, que é o mais relevante para a democracia".

Na sequência da "forma como a justiça se tem comportado, com a completa falta de escrutínio da forma como o Ministério Público atua", Rio considerou que "naturalmente os abusos vão continuar".

"Aquilo que é absolutamente essencial é que, numa democracia, não pode haver nenhuma instituição sem escrutínio democrático. Aquilo que existe é um escrutínio corporativo em que eles são juízes em causa própria", atirou o social-democrata em declarações à RTP.

Num momento em que o país se encontra em campanha eleitoral, depois de o "Governo ter caído por força da ação do MP" - assim como o governo madeirense - Rui Rio salientou que "nenhum partido quer discutir este tema, que é o tema mais relevante neste momento para a democracia".

"No mínimo, há falta de coragem e se calhar há falta de clarividência, se calhar a maior parte dos agentes nem percebem o que são e o que está a acontecer", referiu ainda o ex-líder do PSD, fazendo acusações diretas à Procuradora-Geral da República, Lucília Gago.

"A senhora Procuradora-Geral da República não dá explicações a ninguém, sobre tema nenhum, cai o primeiro-ministro, não diz nada, cai o Governo Regional da Madeira, não diz nada, não explica nada e nada acontece", disparou ainda, acautelando, por sua vez, não saber "em que medida é que ela, dentro da própria hierarquia do MP, consegue ter o controlo que devia ter".

Leia Também: Aniversário de professora junta históricos do PSD e... Carlos Alexandre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório