Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Joana Dias é cabeça de lista em Aveiro e José Pedro Branquinho na Guarda

A ajudante de lar residencial Joana Dias vai estrear-se como cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro e o guia do parque arqueológico do Vale do Côa José Pedro Branquinho vai ser o número um da coligação pela Guarda.

Joana Dias é cabeça de lista em Aveiro e José Pedro Branquinho na Guarda
Notícias ao Minuto

18:47 - 03/01/24 por Lusa

Política CDU

A CDU divulgou hoje os cabeças de lista para os círculos eleitorais dos Açores, Aveiro, Bragança, Guarda e Viseu, onde o PCP nunca conseguiu obter representação parlamentar, com a exceção de Aveiro, onde, quando integrava a Aliança Povo Unido (APU), elegeu sempre um deputado nas eleições legislativas entre 1979 e 1985.

Nesse círculo eleitoral, a CDU escolheu Joana Dias como cabeça de lista. De acordo com uma nota biográfica divulgada pela CDU, Joana Dias é ajudante de lar residencial da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCI), dirigente da União de Sindicatos de Aveiro e eleita na Assembleia da Freguesia de S. João da Madeira.

Na Guarda, o guia do parque arqueológico do Vale do Côa José Pedro Branquinho estreia-se como cabeça de lista. Segundo a nota da CDU, o candidato é dirigente associativo, coordenador da União de Sindicatos da Guarda e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Já nos Açores, a coligação volta a indicar a professora Judite Barros da Costa como cabeça de lista, à semelhança do que aconteceu nas legislativas de 2022.

De acordo com a nota da CDU, Judite Barros da Costa é dirigente do sindicato dos professores da Região Autónoma dos Açores e membro da Direção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP.

No círculo eleitoral de Bragança, a arqueóloga Fátima Bento vai ser a cabeça de lista da CDU, tal como em 2019. Fátima Bento é membro do Comité Central do PCP e do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres. Foi ainda eleita na Assembleia Municipal de Bragança e é dirigente da União de Sindicatos de Bragança.

Em Viseu, a CDU volta a escolher, como em 2022, o biólogo e escritor Alexandre Hoffman Castela, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e eleito na Assembleia Municipal de Lamego.

Esta terça-feira, a CDU tinha também anunciado os oito primeiros nomes que compõem a lista para o círculo eleitoral de Setúbal, encabeçada pela atual líder parlamentar do PCP, Paula Santos, e que tem como número dois o deputado Bruno Dias.

Como número três, a CDU optou pela antiga deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) Heloísa Apolónia, que esteve no parlamento entre 1995 e 2022, e que é também membro da Comissão Executiva e do Conselho Nacional do PEV. Em quarto lugar, está o ex-deputado do PCP Miguel Tiago.

Até ao momento, a CDU já anunciou os nomes dos cabeças de lista pelos círculos eleitorais de Lisboa (Paulo Raimundo), Porto (Alfredo Maia), Setúbal (Paula Santos), Beja (João Dias), Évora (Alma Rivera), Braga (Sandra Cardoso), Vila Real (José Luís Ferreira), Viana do Castelo (Joaquim Celestino Ribeiro), Faro (Catarina Marques), Coimbra (Fernando Teixeira), Leiria (João Paulo Delgado) e Europa (Joana Carvalho).

Nas últimas legislativas, em 2022, a CDU elegeu seis deputados (dois por Lisboa, dois por Setúbal, um pelo Porto e outro por Beja), atingindo um mínimo histórico que fez com que o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) perdesse representação parlamentar.

Leia Também: "A maioria absoluta não só não resolveu nada, como acentuou os problemas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório