Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

"Portugal deve reconhecer Palestina para uma solução de dois Estados"

As palavras são do líder do Livre, Rui Tavares, na rede social X, em dia de debate requerido pelo partido, sobre 'solução de dois Estados e o reconhecimento da independência da Palestina'.

"Portugal deve reconhecer Palestina para uma solução de dois Estados"
Notícias ao Minuto

18:45 - 19/12/23 por Notícias ao Minuto

Política Rui Tavares

O líder do Livre, Rui Tavares, afirmou, esta segunda-feira, em dia de debate requerido pelo partido, sobre 'solução de dois Estados e o reconhecimento da independência da Palestina', que "Portugal deve reconhecer a Palestina para uma solução de dois Estados que assegure a paz e a coexistência segura entre israelitas e palestinianos".

Na rede social X, Rui Tavares afirmou ainda que "ouvir todas as histórias é o compromisso necessário para o reconhecimento mútuo de territórios, capitais e estados".

A acompanhar o texto da publicação, o líder do partido colocou um vídeo com as suas declarações durante o debate realizado na Assembleia da República, esta terça-feira, onde refere que "aquilo que com que todos concordamos é que é preciso um compromisso".

E continuou: "Esse compromisso tem a ver com território, tem a ver com o reconhecimento de um Estado, tem que ver com reconhecimento da capital de um Estado e de outro Estado".

"Isso, na verdade, é o mais fácil. O mais difícil vai ser estas duas sociedades conseguirem recuperar, reconciliarem-se nas próximas gerações", sublinhou.

Recorde-se que o Livre propôs, este mês, a criação de um grupo de trabalho junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros para a avaliação do reconhecimento da Palestina como Estado independente. 

Rui Tavares defende ainda que o tema faça parte da agenda do Conselho Europeu e que se cumpra uma resolução de 2014 da Assembleia da República, para que Portugal se junte a países como a Suécia, que já reconhece a Palestina como Estado independente.

Leia Também: Portugal reconhecer isoladamente Estado da Palestina "seria inconsequente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório