A Juventude Socialista celebrou o 20.º lugar da modelo Marina Machete no concurso Miss Universo, evocando-a como "uma mulher que leva às costas um país de liberdade" e que representa a inclusão no país.
Através de uma publicação no Instagram, a JS, a juventude partidária do Partido Socialista, afirmou que Marina Machete "representa o melhor de Portugal, um país progressista, livre em que os Direitos Humanos são os pilares da Democracia da República".
Machete foi a primeira mulher trans a ficar classificada entre as 20 semifinalistas do concurso 'Miss Universo', depois de se tornar na primeira mulher trans a vencer o 'Miss Portugal' em outubro.
Ver esta publicação no Instagram
A publicação foi feita um dia depois do Dia Internacional da Memória Transgénero, celebrado em memória às pessoas transgénero mortas pela sua identidade e expressão de género pelo mundo fora. Em Portugal, o dia foi assinalado com várias atividades, sendo que a mais sonante foi uma vigília em Lisboa, onde participaram várias organizações de defesa dos direitos de pessoas transgénero.
A vitória de Marina Machete no concurso português motivou vários elogios por parte de organizações de defesa de pessoas queer, mas também polémica, nomeadamente em torno do jornalista Miguel Sousa Tavares e de uma série de comentários transfóbicos e sexistas contra Machete e mulheres transgénero.
Leia Também: Marina Machete alcança Top 20 no concurso 'Miss Universo' e faz história