Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Habitação? "Sempre que há alguma coisa má é um problema da UE"

Cecília Meireles considerou que é "um enorme desplante o primeiro-ministro vir dizer que agora é a União Europeia que tem de resolver o problema".

Habitação? "Sempre que há alguma coisa má é um problema da UE"
Notícias ao Minuto

23:32 - 04/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Cecília Meireles

A antiga vice–presidente do CDS Cecília Meireles comentou, esta segunda-feira, a carta enviada pelo Governo português à Comissão Europeia sobre a habitação e considerou um "enorme desplante" que o primeiro-ministro, António Costa, diga "agora que é a União Europeia que tem de resolver o problema".

No programa 'Linhas Vermelhas' da SIC Notícias, Cecília Meireles lamentou que o Governo discuta a questão da habitação como se "tivesse surgido este ano ou no ano passado" e lembrou que os valores "têm vindo a subir paulatinamente nos últimos cinco ou seis ano" e "só agora é que o Governo acordou para assunto".

Na ótica de Cecília Meireles, o pacote 'Mais Habitação' representa uma "profunda imaturidade", lembrando que "não basta pegar numa caneta e num papel e aprovar leis para os problemas aparecerem magicamente resolvidos" e que o problema está também relacionado com um desaceleramento na construção.

Neste sentido, a democrata-cristã considerou que o "problema da habitação" não está resolvido nem será resolvido em breve e que é "um enorme desplante o primeiro-ministro vir dizer que agora é a União Europeia que tem de resolver o problema".

"Sempre que há alguma coisa é mérito do Governo, sempre que há alguma coisa má é um problema da União Europeia", ironizou, acrescentando que o "valor com mais dimensão" do Plano de Recuperação e Resiliência "era precisamente para a habitação".

"Se está a ser executado lentamente, a culpa não é da União Europeia", atirou.

O Governo enviou à Comissão Europeia as suas prioridades para 2024, num conjunto de 15 propostas, que incluem uma iniciativa europeia de habitação acessível ou um "enquadramento para a resiliência das superfícies aquáticas e a disponibilidade de água".

Numa nota publicada no 'site' oficial do executivo, o Governo adianta que estas são as principais preocupações de Portugal enviadas no âmbito do programa de trabalhos da Comissão Europeia para o próximo ano.

Na sexta-feira, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, disse que a carta que o Governo fez chegar à Comissão Europeia sinaliza a habitação como uma prioridade que é "transversal a toda a Europa", numa listagem que visa definir "os grandes desafios comuns".

Segundo disse aos jornalistas, "a carta que o primeiro-ministro enviou [para a Comissão Europeia] é enviada todos os anos [desde 2022] para definir aquelas que são as prioridades ao nível europeu".

A ministra frisou ainda que "o problema de acesso à habitação e o aumento dos custos é um problema transversal a toda a Europa".

Leia Também: PAN propõe revisão das regras do apoio ao crédito à habitação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório