Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

PNS vs. Montenegro? "Vão ser seguramente candidatos a primeiro-ministro"

O social-democrata Luís Marques Mendes comentou as "mudanças" na atuação de Luís Montenegro ao longo de um ano na presidência do PSD, assim como os "dois líderes" socialistas que parecem existir, aludindo a Pedro Nuno Santos, que esta semana regressou ao Parlamento.

PNS vs. Montenegro? "Vão ser seguramente candidatos a primeiro-ministro"
Notícias ao Minuto

23:39 - 09/07/23 por Teresa Banha

Política Luís Marques Mendes

O antigo presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Marques Mendes, comentou, este domingo, o regresso do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ao Parlamento, que ocorreu na semana que passou, e também a eventual ‘disputa’ que este terá com o atual líder dos sociais-democratas, Luís Montenegro.

"Ambos estiveram nas notícias esta semana – por razões completamente diferentes", começou por sublinhar, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

Considerando que os dois políticos têm grandes diferenças, há "duas ou três coincidências interessantes", entre as quais serem do mesmo distrito – Aveiro - e da mesma geração, mas não só. "Serão, muito provavelmente – para não dizer muito seguramente, é a minha convicção – candidatos a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas. Ou seja, um por um partido, outro por outro, vão ser adversários".

O comentador considerou que, no seu regresso, Pedro Nuno Santos "quase nem precisou de abrir a boca para ser a grande estrela da semana". "Está ali em alta quer com os media, quer os deputados do Partido Socialista. Já foi recebido como líder", apontou, dizendo que esta situação tem duas curiosidades políticas.

"Assistindo a todo este espetáculo esta semana, dá a sensação de que no Partido Socialista há dois líderes: um está no Governo, António Costa, e um outro que está no Parlamento, Pedro Nuno Santos", defendeu, acrescentando que [aparentemente] "um líder está a preparar-se para sair e um líder está a preparar-se para entrar". "Esta ideia de um partido com dois líderes é a perceção pública que fica", atirou.

Recordando que Costa ganhou as legislativas que aconteceram há cerca de um ano e meio, Marques Mendes afirmou que o que mais se fala é sobre a eventual saída do primeiro-ministro. "Acabou quase de ser eleito e o que se fala é da sua saída. É a ideia de que há um líder do passado e outro de preparação de futuro", detalhou.

É falando para as pessoas e apresentado alternativas que um líder se constrói

Quanto a Luís Montenegro, Marques Mendes apontou que o líder social-democrata apresentou "um grande pacote sobre a saída". "Nota-se que há intenção de fazer duas mudanças", afirmou, recordando que já tinha criticado o discurso de Montenegro, que era muito "virado para a política" e não tanto para as pessoas. a ausência de "falar para as pessoas". "Se critiquei antes, acho que devo elogiar agora", atirou.

O comentador disse que era bom ter causas, com as quais exemplificou as intenções de Montenegro no domínio da saúde. "Uns concordam, outros discordam. Mas é assim que se faz a política de alternativa. É uma mudança positiva", classificou, lembrando que também no verão o líder do PSD deverá apresentar alternativas em matéria fiscal.

"É falando para as pessoas e apresentado alternativas que um líder se constrói", rematou.

Leia Também: Pedro Nuno Santos volta à AR. "Tenho muito orgulho em ser deputado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório