Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Costa joga nisto com mestria" e "construiu rede de poder inexpugnável"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Costa joga nisto com mestria" e "construiu rede de poder inexpugnável"
Notícias ao Minuto

12:26 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Política Artigo de opinião

"Estou farto e cansado de computadores, adjuntos, chefes de gabinete, Galambas, SIS, TAP, CPI ( comissão parlamentar de inquérito) e erros do Governo.

Acabemos com esta fantochada! Já todo a gente percebeu o que se passou, não é preciso fazer um rascunho. Cheio até à ponta dos cabelos deste impasse!

António Costa joga nisto com mestria e habilidade. 

O problema em política como na vida é o menosprezo. António Costa com o dinheiro que tem para distribuir, vai ficar no governo e este está para durar. 

Ora veja-se, se provocarem eleições antecipadas, pode sempre vitimizar-se e tirar dividendos em eleições. Por outro lado, pode, de novo, virar-se para a sua esquerda com outro tipo de interlocutores: Mariana Mortágua e Paulo Raimundo. 

No futuro, pode haver uma reedição de um governo PS com apoio do BE e do PCP.

As sondagens indicam que, nem o PS, nem o PSD têm uma maioria absoluta, antes pelo contrário, as suas percentagens estão abaixo dos 25%.

O futuro passa por entendimentos e António Costa é exímio. Há dois 'Portugais': um Portugal de António Costa e outro Portugal anti- António Costa e PS.

Porém, falta saber se o Portugal anti-António Costa e PS conseguem chegar a governar. Os aumentos salariais e das pensões, assim como, todo o tipo de apoios sociais vão inverter o estado de espírito dos portugueses. 

O governo da geringonça foi muito melhor do que este governo PS, sozinho, com maioria absoluta. 

Há muito descontentamento, mas falta saber se isso se traduz em votos na hora de eleições. Os portugueses são uma caixinha de surpresas.

Os dados económicos são altamente positivos. Para o ano há eleições europeias e o PS vai ser generoso. 

Em Portugal já se testou quase todo o tipo de governos: um governo PS com o CDS; um governo PS com BE e PCP; um governo PSD com CDS e PPM; um governo PSD e CDS; um governo de iniciativa presidencial; entre outros. Não sei se os portugueses querem testar um governo PSD com IL e Chega?! Essa é a grande dúvida e incerteza que alimenta António Costa no poder.

O que penso é que, além, da enorme habilidade de António Costa, há determinadas situações que lhe são favoráveis e sabe tirar partido delas.

Começo a pensar que António Costa pode um dia sair, mas será pelo seu próprio pé. António Costa, com a sua parcimónia, construiu uma rede de poder inexpugnável."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório