Tabaco? "Parem de modular comportamentos quando não afetam terceiros"

Entre as várias medidas previstas estão a proibição da venda de tabaco em máquinas automáticas em 2025 e a interdição de fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
10/05/2023 14:42 ‧ 10/05/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Isabel Moreira

A deputada socialista Isabel Moreira, reagiu, esta quarta-feira, à proposta de lei do Governo que ‘aperta’ o consumo e a venda de tabaco, com a proibição da venda de tabaco em máquinas automáticas em 2025 e, este ano, a interdição de fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

"Tratar os fumadores como criminosos continua a dar frutos. Impor proibições simbólicas num Estado de direito parece continuar a não aleijar quem devia saber da liberdade negativa e do pavor que significa um Estado que nos dita o ‘cidadão exemplar’", começa por afirmar Isabel Moreira, numa publicação na rede social Twitter.

A deputada do Partido Socialista (PS) apelou a que "parem de modular os nossos comportamentos quando eles não afetam terceiros", considerando que "os cidadãos não são nem devem ser virtuosos sem vícios nem hábitos prejudiciais à saúde".

"São o que quiserem ser, fazem o que quiserem, desde que lícito, desde que não afetem terceiros. Na lógica de redução de riscos, então, isto é absurdo", salienta Moreira.

Sobre o seu caso pessoal, a deputada revela que conseguiu "deixar de fumar cigarros tradicionais com a ajuda dos cigarros electrónicos", mas condena ler comentários como "nas prisões se calhar era demasiado".

"Só vos digo: vou acender um cigarro", ironiza, por fim, Isabel Moreira.

Estas declarações surgem após uma proposta de lei do Governo, que restringe o consumo e a venda de tabaco. Entre as várias medidas previstas estão a proibição da venda de tabaco em máquinas automáticas em 2025 em locais como restaurantes, bares, salas e recintos de espetáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições e, este ano, será interdito fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

Leia Também: Fundação Portuguesa do Pulmão: lei do tabaco devia ter ido mais longe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas