"O Governo fez um porquinho mealheiro à conta dos portugueses"

Ana Gomes comentou, este domingo, as medidas de apoio às famílias anunciadas pelo Executivo.

Notícia

© RTP

Notícias ao Minuto
27/03/2023 09:15 ‧ 27/03/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Ana Gomes

Ana Gomes analisou este domingo, no seu espaço semanal de comentário na SIC Notícias, as medidas de apoio às famílias anunciadas pelo Executivo na passada sexta-feira, dia 24 de março.

Na opinião da socialista, o Governo de António Gosta "poderia" ter ido mais longe nas medidas e devia tê-lo feito mais cedo.

"Há muito que estas medidas deviam ter sido tomadas. Estas ou outras, que não tivessem sido tomadas assim tão à pressa e fossem mais estruturais, mais pontuais e menos existencialistas porque muitos economistas disseram, eu própria não sou economista e disse, era previsível que, à conta da inflação, os cofres tivessem resultados positivos, no sentido de diminuir substancialmente o défice", realçou, recordado que o défice que era para ter sido de 1,9% e desceu para 0,4%.

"Isso representou cerca de 3.5 mil milhões de encaixe para o Estado. Ora bem, desses 3.5 mil milhões, o Estado vai agora distribuir 2.5 nas medidas, inclusive ao tirar a taxa de IVA de alguns produtos. Mas ainda há mil milhões que eu me pergunto se ficam no colchão ou se é para o Governo depois distribuir às pinguinhas", atirou, lembrando ainda que "estamos a falar de folga do ano passado".

Para Ana Gomes, "à conta da inflação que persiste, o contador está a contar em favor dos cofres do Estado".

"Ao mesmo tempo tudo isto, digamos, o Governo fez um porquinho mealheiro à conta dos portugueses que estão a apertar o cinto porque não só havia perda de salário como houve a subida das taxas de juro", concluiu.

Leia Também: Inflação? Medidas do Governo são "bem tomadas, no momento adequado"

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas