Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Seguro quer eleições primárias no Partido Socialista

O líder do Partido Socialista quer convocar eleições primarias para o partido escolher o candidato a primeiro-ministro. As eleições estão abertas a militares e simpatizantes.

Seguro quer eleições primárias no Partido Socialista
Notícias ao Minuto

12:39 - 31/05/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Decisão

António José Seguro decidiu marcar eleições primárias no Partido Socialista (PS). A decisão foi tomada depois do Conselho Nacional do partido, realizado esta manhã, e as eleições serão abertas a militantes e a simpatizantes do partido.

Segundo a edição online do Diário de Notícias, Seguro acusou António Costa de "irresponsabilidade ao dividir o PS agora". Esta manhã, o secretário-geral do PS afirmou que não se irá demitir do cargo de secretário-geral.

António José Seguro assumiu esta posição na parte final da sua intervenção perante a Comissão Nacional do PS, num discurso em que deixou fortes críticas à corrente que contesta a sua liderança.

O líder socialista disse que marcará ainda esta semana uma reunião da Comissão Política do seu partido para dar início a um processo de revisão dos estatutos no sentido de permitir que a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro se faça através de eleições primárias, tal como aconteceu recentemente em França.

As eleições primárias, frisou António José Seguro, citado por fonte oficial da direção do PS, serão abertas a simpatizantes, além dos militantes do partido.

Esta ideia de defender eleições primárias para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro foi primeiro proposta por Francisco Assis, em 2011, tendo sido retomada em 2013 por um grupo liderado pelo ex-secretário de Estado João Tiago Silveira.

Nessas duas vezes, a maioria dos socialistas rejeitou esse modelo inspirado no modelo político norte-americano.

António José Seguro referiu ainda que, em breve, vão realizar-se eleições nas federações, que constituem a cúpula política distrital no sistema de organização dos socialistas.

Na sua intervenção, perante a Comissão Nacional do PS, António José Seguro, citado por fonte oficial socialista, criticou a corrente ligada ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que lhe está a disputar a liderança, alegando que "abre um grave precedente" no partido.

António José Seguro considerou que, ao longo dos seus quase três anos de liderança, houve sempre internamente "um movimento oculto e invisível".

"A partir de agora, acabou a hipocrisia. Quero deixar bem claro que não me demito", frisou o secretário-geral do PS, citado pela mesma fonte deste partido.

[Notícia atualizada às 13h08]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório