Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Governo prometeu, mas "estamos em março e não há aumentos em lado nenhum"

Milhares de trabalhadores protestam hoje em Lisboa por aumentos salariais e de pensões.

Governo prometeu, mas "estamos em março e não há aumentos em lado nenhum"
Notícias ao Minuto

16:18 - 18/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Manifestação

"A inflação está galopante e os salários estão a perder, portanto, a ideia de que os salários é que podem provocar a inflação não tem nenhum sentido", disse esta tarde de sábado Catarina Martins, na manifestação que decorre em Lisboa e que foi convocada pela CGTP. 

Afirmando que a inflação está a ser criada por vários fenómenos, a bloquista referiu que um deles, "que o Governo podia combater, é a especulação de grandes grupos económicos".

"Chamo a atenção de que o Governo começou por dizer que tinha acordos de rendimento para aumentar os salários tanto no público, como no privado, e deu isso como prova de uma maioria absoluta", disse ainda, em declarações à RTP. 

"Estamos em março e não há aumentos em lado nenhum", asseverou, relembrando o esforço da população em contraste com os lucros dos grandes grupos. 

"O Governo falhou todas as promessas e as pessoas protestam-se", disse, frisando que as medidas de apoio não são suficiente e que "só chegam a algumas pessoas".  Por fim, Catarina Martins frisou a necessidade de controlar as margens de lucro. 

Na manifestação  em Lisboa estão trabalhadores da administração pública dos setores das autarquias, educação, saúde e serviços públicos e também do setor privado, desde a indústria ao comércio, à hotelaria e alimentação, entre outros.

A CGTP tem transportes organizados para a deslocação de trabalhadores dos vários distritos a Lisboa, vindo, por exemplo, três comboios do Porto para a capital.

Leia Também: Aumento dos salários e pensões é "emergência nacional", diz CGTP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório