Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Habitação? "PS tem a possibilidade no Parlamento de corrigir a asneirada"

Com o pacote 'Mais Habitação', o Governo acabou por colocar a sociedade, no seu todo, num clima de enorme conflitualidade, considerou o dirigente do PSD.

Habitação? "PS tem a possibilidade no Parlamento de corrigir a asneirada"
Notícias ao Minuto

23:55 - 15/03/23 por Ema Gil Pires

Política PSD

O presidente do PSD convidou, esta quarta-feira, o Governo socialista a emendar as propostas apresentadas para combater a crise que se tem feito sentir no setor da habitação em Portugal.

"O PS tem a possibilidade, no Parlamento, de corrigir a asneirada que andou a apresentar nas últimas semanas a propósito da habitação", considerou o líder do principal partido da oposição nas Jornadas 'Construir a Alternativa', que passaram hoje por Évora.

Isto porque, na ótica do social-democrata, o PS foi, com estas suas iniciativas, capaz de colocar a sociedade, no seu todo, num clima de enorme conflitualidade: "os senhorios contra os inquilinos, as pessoas que carecem de uma resposta do Estado contra os organismos dos Estado – e os que querem investir o seu dinheiro são convidados a não investir".

Destacando que os parlamentares socialistas não tiveram agora a "coragem de rejeitar as propostas" apresentadas pelos sociais-democratas neste âmbito, Luís Montenegro disse esperar que o sentido de votação socialista no Parlamento nesta quarta-feira - que resultou na viabilização na generalidade, por via da abstenção, dos cinco diplomas do PSD dedicados ao tema da habitação - não seja apenas um ato "de cinismo ou de hipocrisia política".

O presidente do partido disse, assim, desejar que os deputados socialistas mantenham a tendência de voto no momento que se segue - isto é, que sejam "consequentes" na votação "na especialidade".

Os diplomas do PSD que estiveram, esta quarta-feira, em votação na Assembleia da República dedicavam-se a temas relacionados com apoios ao arrendamento, a garantias do Estado para ajudar os mais jovens a adquirir imóveis, a flexibilização de licenciamentos, e a um desagravamento fiscal generalizado no setor da habitação.

Isto depois de, em meados de fevereiro, o Executivo socialista ter anunciado o pacote 'Mais Habitação', num esforço de combater os problemas existentes no setor em Portugal.

Este pacote legislativo esteve em consulta pública desde 20 de fevereiro (três das propostas de lei assim permanecem até 24 de março), prevendo-se a sua aprovação, em sede de Conselho de Ministros, ainda este mês.

Leia Também: PS viabiliza todos os diplomas do PSD sobre habitação com abstenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório