Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mota Pinto vai integrar comissão de revisão constitucional

O ex-líder parlamentar do PSD e constitucionalista Paulo Mota Pinto vai integrar a comissão de revisão constitucional como suplente nesta bancada, substituindo o deputado António Prôa.

Mota Pinto vai integrar comissão de revisão constitucional
Notícias ao Minuto

18:09 - 14/03/23 por Lusa

Política PSD

A notícia foi hoje avançada pelo jornal online Observador e confirmada à Lusa pelo coordenador do PSD na comissão eventual, André Coelho Lima.

Paulo Mota Pinto retomou o seu mandato de deputado no final de fevereiro, depois de cinco meses e meio de suspensão de funções.

Professor universitário e antigo juiz do Tribunal Constitucional (1998-2007), Mota Pinto exerceu funções de presidente da Mesa do Congresso e Conselho Nacional do PSD durante toda a liderança de Rui Rio (2018-2022), de vice-presidente do PSD sob a liderança de Manuela Ferreira Leite e foi deputado na XI e XII legislaturas, além da atual.

Em abril do ano passado (quando já era certa a saída de Rio, mas Luís Montenegro ainda não tinha sido eleito presidente do PSD), Mota Pinto foi candidato único à liderança parlamentar social-democrata, e conseguiu 94% de votos favoráveis.

Menos de três meses depois, em 30 de junho, um dia antes do início do Congresso do PSD que consagrou a nova direção, Paulo Mota Pinto anunciou que iria convocar eleições antecipadas para a direção da bancada por ter sido informado por Luís Montenegro que pretendia mudar a liderança do grupo parlamentar.

"Estava disponível para exercer o mandato e para colaborar, para me articular, com a direção do partido", assegurou, então.

O seu sucessor na liderança da bancada do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, viria a ser eleito em 13 de julho com 59% dos votos da bancada.

Leia Também: Ex-líder parlamentar do PSD Mota Pinto vai retomar mandato de deputado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório