Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Marinha falhou? "Trabalha com condições absolutamente degradadas"

A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes alertou que "é preciso apurar o que é que efetivamente se passou" após decisão de 13 militares de recusarem embarcar no navio NRP Mondego por falta de condições.

Marinha falhou? "Trabalha com condições absolutamente degradadas"
Notícias ao Minuto

11:35 - 14/03/23 por Inês Frade Freire

Política Ana Gomes

A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes mostrou-se preocupada após decisão de 13 militares de recusarem embarcar no navio NRP Mondego por falta de condições, no sábado, alertando que "é preciso apurar o que é que efetivamente se passou".

"Quando nós sabemos que a Marinha hoje trabalha com condições absolutamente degradadas, ainda por cima em tempos de guerra, isto preocupa-me", começou por considerar Ana Gomes, em declarações à TSF esta terça-feira.

Pedindo para que se apure o que terá acontecido, Ana Gomes não descarta "que muito tenha a ver com as condições dos equipamentos e também das remunerações".

"As pessoas não têm condições para cumprir com dignidade as suas funções sobretudo aos níveis mais mal pagos, mais baixos", considerou.

Recorde-se que mais de uma dezena de militares do navio NRP Mondego, que se encontra na Madeira, recusaram-se no sábado a embarcar para cumprir uma missão, invocando falta de condições de segurança.

Esta ação levou a Marinha a considerar que os 13 operacionais "não cumpriram os seus deveres militares, usurparam funções, competências e responsabilidades não inerentes aos postos e cargos respetivos".

De acordo com um documento elaborado pelos 13 militares em questão, a que a Lusa teve acesso, no sábado à noite o NRP Mondego recebeu ordem para "fazer o acompanhamento de um navio russo a norte do Porto Santo", numa altura em que as previsões meteorológicas "apontavam para ondulação de 2,5 a 3 metros".

Segundo estes 13 militares, o próprio comandante do NRP Mondego "assumiu, perante a guarnição, que não se sentia confortável em largar com as limitações técnicas" do navio.

Leia Também: Marinha falha acompanhamento de navio russo após recusa de militares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório