A socialista Ana Gomes apelou, na quarta-feira, a que Portugal envie os tanques de fabrico alemão Leopard 2 para a Ucrânia. Na rede social Twitter, a antiga eurodeputada sublinhou que é no país invadido pela Rússia que os tanques “estão a fazer muita falta”.
“Deixem-se de encolhas e disponibilizem alguns dos nossos Leopard 2 à Ucrânia, já! É lá que estão a fazer muita falta”, começou por referir Ana Gomes, na rede social Twitter.
“Onde os ucranianos estão a dar o que há de mais sagrado: os filhos e netos. Para combater a brutal agressão, por direito internacional e liberdade em toda a Europa”, acrescentou.
Deixem-se de encolhas e disponibilizem alguns dos nossos #Leopard 2 à #Ucrânia, já! É lá q estão a fazer muita falta. Onde os ucranianos estão a dar o q há de mais sagrado: seus filh@s e net@s! para combater brutal agressão, por direito internacional e liberdade em toda #Europa.
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 25, 2023
Em causa, recorde-se, está o facto de a Alemanha ter aprovado, na quarta-feira, o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia e autorizado a reexportação dos mesmos por outros países.
No mesmo dia, a ministra da Defesa portuguesa, Helena Carreiras, disse esperar uma decisão sobre o envio dos tanques do Exército português “nos próximos dias”, mas assegurou que Portugal ajudará Kyiv a desenvolver a sua capacidade na área dos carros de combate.
Leia Também: Depois dos tanques... os caças? Ucrânia tem novo requisito na lista