Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, André Ventura saudou Rui Rocha, eleito no domingo líder da IL, indicando que os dois têm "mantido ótimas relações" e disse esperar "assim continuar".
"Esperemos que a Iniciativa Liberal possa, após os debates e as lutas internas, consolidar-se como partido do espetro parlamentar de direita, consiga assumir essa identidade de partido de direita, e que não se furte a uma solução de governo à direita agora que as sondagens dão, já com clareza de números, uma maioria de direita nas intenções de voto dos portugueses", afirmou, apontando que "é esse o desafio" que espera que a IL "saiba abraçar com o novo presidente".
O líder do Chega deixou também uma palavra ao líder cessante, João Cotrim de Figueiredo: "Gostava também pessoalmente de saudar o deputado João Cotrim de Figueiredo com quem mantive, desde os tempos de deputado único, uma relação muito cordial e a quem desejamos a maior felicidade pessoal e política".
No domingo, último dia da VII Convenção Nacional da IL, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, o deputado Rui Rocha foi eleito o novo presidente do partido, tendo a moção apresentada pela sua lista à comissão executiva alcançado 51,7% dos votos.
À sucessão de João Cotrim Figueiredo foi disputada entre os dirigentes Rui Rocha e Carla Castro e o conselheiro nacional José Cardoso, numa eleição em que, pela primeira vez na história do partido, mais do que uma lista se apresentou a votos.
Leia Também: Chega quer audição de "responsáveis" sobre derrapagem no Hospital Militar