Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

OE2023. Prolongada renovação simplificada de autorizações de residência

Os deputados aprovaram hoje uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), para garantir a continuação no próximo ano da renovação simplificada de autorizações de residência.

OE2023. Prolongada renovação simplificada de autorizações de residência
Notícias ao Minuto

16:39 - 23/11/22 por Lusa

Política OE2023

Nas votações na especialidade do OE2023 que estão a decorrer esta tarde na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, a proposta socialista foi aprovada com os votos contra do Chega, a abstenção da IL e os votos favoráveis das restantes bancadas.

"Até que a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA) e o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) assumam as competências em matéria de concessão e de renovação de autorizações de residência (...) mantém-se em vigor para 2023 um procedimento simplificado de instrução dos pedidos de concessão e de renovação de autorizações de residência", pode ler-se na proposta.

A medida prevê que para continuar a dotar os cidadãos estrangeiros residentes em Portugal de um meio de identificação eletrónica para aceder aos serviços públicos digitais, deverá manter-se a possibilidade de adesão à Chave Móvel Digital nos postos de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Está ainda previsto que "estão isentos do pagamento de taxas os títulos a emitir na sequência de decisões dos pedidos" que respeitem a menores, com exceção dos que respeitem ao reagrupamento de titulares de autorização de residência para investimento.

Leia Também: Caso EDP. Sócrates evoca suspeitas de "dinheiro sujo" no PSD e critica MP

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório