Taxa sobre os lucros excessivos da Galp? Governo apoia medida

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, comentou os lucros de 608 milhões de euros da Galp, esta segunda-feira, em entrevista na CNN Portugal.

Mariana Vieira da Silva

© Getty

Notícias ao Minuto
24/10/2022 23:47 ‧ 24/10/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Crise energética

Numa época de incerteza e de uma crise energética sem precedentes, que está a afetar milhares de famílias em Portugal, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva revelou, em entrevista à CNN Portugal, que tem sido discutida uma taxa a aplicar às empresas com lucros excessivos, como o caso da Galp, ao nível da União Europeia.

"Existe, neste momento, um debate a ser concretizado a nível europeu sobre a criação de uma taxa. Portugal disse, desde a primeira hora, que apoiava a medida e que também a aplicaria. A nossa expectativa é de que possa ser aprovada nos próximos meses, assim que esse acordo europeu esteja fechado", refere a governante.

Sobre medidas alternativas tomadas pelo Governo português, a ministra da Presidência refere que tem "neste momento um mecanismo que assegura que os resultados dessas empresas, entre as quais a Galp mas não só, são utilizados diretamente para apoiar os consumidores".

Leia Também: CEO da Galp diz que sucessor manterá estratégia "inalterada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas