A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, considerou que o Orçamento do Estado 2023 "fica muito aquém" das prioridades de transição energética e "recuperação socioeconómica e que o país precisa".
Sousa Real sublinha ser "fundamental" que o Governo esteja "disponível para diálogo" com os partidos, um diálogo que, segundo a porta-voz do PAN, "tem tardado" e tem mostrado sinais de "pouca abertura".
O PAN refere ainda que o Governo falha, por exemplo, no projeto Housing First, que dá "casas a pessoas que estão em situação de pobreza extrema" e que desapareceu do OE2023.
"O Governo continua a estender a mão a quem mais polui e a quem mais lucra, mantém os benefícios fiscais e as isenções sobre os produtos petrolíferos à custa do estrangulamento fiscal das famílias e Pequenas e Médias Empresas", reitera a deputada.
Sousa Real aponta ainda a falta de medidas para os transportes públicos "que vise a gratuitidade para todo o país" e ainda a ausência de apoios referentes aos animais de companhia.
A deputada afirmou ainda que "neste momento, está tudo em aberto" relativamente à votação do PAN no OE2023, e tudo dependerá das propostas que o Governo estará disposto a acolher.
Leia Também: OE2023? "O que é responsável agora é prever uma possível recessão"